Estádios de Desenvolvimento

 

                De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.

                

                Assim, Piaget dividiu essas mudanças em 4 estádios:

 

Período Sensório-Motor (Nascença - 2 anos)

  • Exploração manual e visual do ambiente;
  • Experiência obtida através de acções;
  • Inteligência prática;
  • Acções como agarrar,atirar,bater e chutar são as mais frequentes;
  • Primeiro age depois pensa;
  • Centralização no próprio corpo;
  • Noção de permanência do objecto.

 

Período Pré-Operatório (2-6/7 anos)

2 Subestádios

    Pré-Conceptual

  • Animismo
  • Realismo
  • Finalismo
  • Artificialismo

 

    Pensamento Intuitivo

  • Irreversibilidade
  • Egocentrismo
  • Dificuldades de Transformação
  • Centralização
  • Não-Conservação

 

Período das Operações concretas (6/7 - 11/12 anos)

  • Pensamento Lógico
  • Reversibilidade
  • Pensamento descentrado
  • Noção de Conservação
  • Conceito de espaço, tempo, número e lógica
  • Classificações e Seriações

 

Período das Operações Formais (11/12 anos em diante)

  • Pensamento abstracto, lógico e formal
  • Realiza operações sobre ideias
  • Egocentrismo Intelectual
  • Raciocínios Hipotético-Dedutivos
  • Deduz e Induz de modo sistemático e organizado
  • Pensamento Perspectivista e Combinatório

Crie o seu site grátis Webnode