Estádios de Desenvolvimento
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Assim, Piaget dividiu essas mudanças em 4 estádios:
Período Sensório-Motor (Nascença - 2 anos)
- Exploração manual e visual do ambiente;
- Experiência obtida através de acções;
- Inteligência prática;
- Acções como agarrar,atirar,bater e chutar são as mais frequentes;
- Primeiro age depois pensa;
- Centralização no próprio corpo;
- Noção de permanência do objecto.
Período Pré-Operatório (2-6/7 anos)
2 Subestádios
Pré-Conceptual
- Animismo
- Realismo
- Finalismo
- Artificialismo
Pensamento Intuitivo
- Irreversibilidade
- Egocentrismo
- Dificuldades de Transformação
- Centralização
- Não-Conservação
Período das Operações concretas (6/7 - 11/12 anos)
- Pensamento Lógico
- Reversibilidade
- Pensamento descentrado
- Noção de Conservação
- Conceito de espaço, tempo, número e lógica
- Classificações e Seriações
Período das Operações Formais (11/12 anos em diante)
- Pensamento abstracto, lógico e formal
- Realiza operações sobre ideias
- Egocentrismo Intelectual
- Raciocínios Hipotético-Dedutivos
- Deduz e Induz de modo sistemático e organizado
- Pensamento Perspectivista e Combinatório