Estádios de Desenvolvimento PsicoSexual

 

    Freud percebeu que a sexualidade molda determinados comportamentos e que isso ocorre desde a infância. Tendo esta teoria causado grande espanto na época, já que o assunto sexualidade era considerado exclusivo dos adultos. Quando Freud se referia à sexualidade referia-se à relação da criança com seu próprio corpo e não da relação com outra pessoa. Freud dizia que a busca do prazer é uma forte motivação para o comportamento das pessoas. O foco dessa fonte de prazer muda de acordo com a fase em que a criança está.

Segundo Freud, as etapas do desenvolvimento psicossexual são:

Fase Oral
Período: Nascença até aproximadamente 1 ano.
Características principais: a região do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca. É pela boca que a criança entra em contacto com o mundo, sendo por esta razão que a criança tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objecto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que para além de a alimentar proporciona satisfação ao bebé. É a fase de reconhecimento do externo. Cores primárias e vibrantes despertam a atenção das crianças nesta fase.

Fase Anal
Período: 2 a 4 anos aproximadamente
Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres e a zona de maior satisfação é a região do ánus. A criança descobre que pode controlar as fezes que saem de seu interior, oferecendo-as à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo. É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene. Começando também a ter noção de posse e quer por isso pegar, tocar e   ver que aquilo faz parte do exterior do seu corpo.

Fase Fálica
Período: 4 a 6 anos aproximadamente.
Características: Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital e  apresenta um forte comportamento narcisista, de representação de si, onde cria uma grandiosa imagem de si mesma. Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos como as meninas possuem um pénis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatómicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não tem pénis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de castração). As meninas vêem-se incompletas (por causa da ausência e consequente inveja do pênis). Neste período surge o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atracção pela mãe e a rivalizar-se com o pai, ocorrendo o inverso na menina.

Fase de Latência
Período:  6 a 11 anos aproximadamente.
Características: este período tem por característica principal um deslocamento do interesse para atividades socias, ou seja, a criança passa a gastar a sua energia em actividades sociais e escolares.

 

Fase Genital
Período: a partir dos 11 anos.
Características: neste período, que tem início com a adolescência, há uma retoma dos impulsos sexuais, o adolescente procura em pessoas do sexo oposto um objecto de amor. A adolescência é um período de mudanças no qual o jovem  procura diferenciar-se do outro, ao mesmo tempo em que procura inserir-se num grupo com estilos e gostos próprios.