Psicanálise
Psicanálise - inconsciente e sexualidade
Depois de muitos estudos Freud conclui que a mente se pode dividir em 3 elementos:
· Consciente (EGO) - Raciocínio, operações lógicas
· Pré-consciente (SUPEREGO) - Memórias, interiorização de proibições sociais, produz angústias, ansiedades e castiga o EGO quando este aceita impulsos vindos do ID
· Inconsciente (ID) - pulsões, desejos e medos recalcados. Não obedece à lógica nem à moral
Conclui ainda que a personalidade de uma pessoa é determinada fundamentalmente por processos e forças inconscientes moldadas nos primeiros anos de vida (até aos 6-8 anos), resultando por isso desta fase comportamentos incompreensíveis como fobias e auto-agressão.
Para Freud a vida humanadeve ser estudada a partir da motivação básica, o impulso sexual ou princípio de prazer. Este impulso existe na criança na qual a satisfação de zonas erógenas surge ligada à satisfação da fome.
Método Psicanalitico
Com o objectivo de conhecer o inconsciente Freud criou um método, conhecido como o método psicanalitico que assenta nas seguintes bases:
· Hipnose - Induzir o paciente, através de uma sugestão intensa, num estado semelhante ao sono mas no qual é possível estabelecer a comunicação com o hipnotizador e ser sugestionado, podendo assim revelar memórias ocultas ou ser condicionado para determinada acção ou comportamento.
· Interpretação dos sonhos - Os sonhos apresentam imagens figurativas de recalcamentos, ansiedades e medos, que depois de interpretados vão permitir ao psicanalista confirmar os resultados das suas investigações sobre problemas de comportamento apresentados pelo paciente. É o meio de exploração mais seguro dos processos psíquicos pelo que acaba por abandonar a técnica da hipnose.
· Actos falhados - fenómenos ligados a lapsos de linguagem, de escrita, esquecimentos momentâneos de palavras. São acidentes de carácter insignificante e de curta duração.
· Transfert - Transferência inconsciente para a figura do psicanalista de sentimentos de ternura ou de hostilidade (transfert positivo ou negativo) actualizando situações reprimidas e esquecidas de forma a que o psicanalista possa detectar as razões do conflito inconsciente. É um processo de catarse, descarga psíquica, restabelecendo a relação entre a emoção e o objecto que inicialmente a despertou.
Método Terapêutico
Actualmente a psicanálise é vista também como um método psicoterapêutico para o tratamento de um número variado e crescente de perturbações mentais, baseado na investigação das relações inconscientes. Para além de ser um método terapêutico, a psicanálise tem também uma função trans-terapêutica, ou seja, é procurada por pessoas que desejam aprofundar o auto-conhecimento.