Estruturalismo e Associacismo
Estruturalismo
Devido ao facto de Wundt não encarar a psicologia como o estudo da alma mas como o estudo dos processos mentais, Wundt utilizou a instrospecção controlada para estudar os fenómenos psiquicos, como os pensamentos, emoções e sentimentos surgindo assim o estruturalismo.
Porquê estruturalismo?
Esta corrente ficou assim conhecida porque se dedicou a descobrir a “estrutura” da consciência. Para isso Wundt usou uma prespectiva analitica decompondo-a em fenómenos mais simples até chegar às sensações puras, consideradas como unidades básicas que consitutem os fenómenos.
Associacismo
Como já referi para Wundt as operações mentais não eram mais do que a organização de sensações elementares, e, Wundt vai procurar conhecer a forma como se relacionam e associam as sensações elementares.
Com este fim Wundt utilizará a já referida introspecção controlada, observadores treinados deveriam, no laboratório, descrever as suas próprias experiências, resultantes de uma situação experimental definida. Os dados eram depois relacionados e interpretados por uma equipa de psicólogos. Procurando desta forma percber como se associam os elementos mais básicos da nossa nossa consicência.