Construtivismo
Piaget vai incidir os seus estudos na área do comportamento intelectual e cognitivo da criança e do adolescente.
Assim defende que o conhecimento é um processo dinâmico, no qual existe uma permanentemente interacção entre o sujeito e o objecto. Na sua perspectiva, não é possível separar o sujeito do objecto, como não é possível imaginar um organismo vivo independente do meio.
Este processo de interacção decorre em etapas sequenciais que Piaget designa por estádios de desenvolvimento (sensório-motor vai do nascimento até aos 18 meses; pré-operatório começa com a linguagem e vai até aos 7 anos; operações concretas vai dos 7 aos 12 anos, a criança é capaz de raciocinar sobre objectos manipuláveis; operações formais surge por volta dos 12 anos, a criança é capaz de raciocinar sobre hipóteses, sobre proposições).
Para Piaget, conhecer é agir e transformar os objectos. O conhecimento não se reduz ao simples registo feito pelo sujeito dos dados já organizados do mundo exterior. O sujeito apreende e interpreta o mundo, através das suas estruturas cognitivas, que forma graças à sua actividade com o meio. O processo de conhecimento é o processo de construção de estruturas.
Piaget utiliza a observação naturalista para observar naturalmente as pessoas no seu meio, isto é, no meio em estão habituadas a frequentar e com o método clínico tenta compreender um caso concreto.