Nancy Bayley
Nancy Bayley nasceu a 28 de Setembro de 1899, em Dalles, no estado de Oregon, e faleceu em 1994, em Carmel, no estado da Califórnia.
Nancy Bayley foi uma psicóloga americana, pioneira na área do desenvolvimento humano, dedicando-se à documentação e medição do desenvolvimento intelectual e motor desde os bebés até aos adultos. Os graus de maturação física e mental, definidos na sua Escala Bayley de Desenvolvimento Mental e Motor, permitiram uma melhor compreensão dos processos de desenvolvimento, sendo usados como medidas estandardizadas em todo o mundo. Bayley realizou também trabalhos sobre o desenvolvimento da criança normal e deficiente, incluindo perturbações neurológicas e psicológicas como a paralisia cerebral ou o atraso mental.
A psicóloga estudou o desenvolvimento das emoções nas crianças e a permanência das capacidades intelectuais ao longo da fase adulta. Investigou também o impacto dos comportamentos maternais na criança, considerando que um desenvolvimento pobre da criança resultava da pobreza e de outros factores sociais e não de factores psicológicos. Bayley interessou-se pelas diferenças físicas entre os géneros e igualmente pelas características andróginas, intermediárias entre traços masculinos e femininos.